Perdoar sim!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

| | |

Gandhi certa vez disse: “O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.”

Em uma sociedade de idéias e valores capitalistas certamente esta frase é questionada e até combatida. Vivemos, ainda que subjetivamente, na era do olho por olho e dente por dente. Pena que em terra onde persiste essa justiça se encontram muitos cegos e vários banguelas.
É muito comum em nossos dias encontrarmos pessoas amarguradas, rancorosas, doentes em seu íntimo, machucadas por atitudes ou palavras. Nós nos reservamos o direito de não perdoar aqueles que nos feriram e em muitas situações entendemos que devemos até revidar.

A falta de perdão faz com que o ser humano fique doente em todas as esferas de sua vida. Espiritualmente, pois o rancor e a mágoa encobrem o amor e a bondade de Deus. Emocionalmente porque ficamos remoendo dentro de nosso coração um sentimento que faz com que nos afastemos das pessoas que amamos. Fisicamente prejudica nosso sistema imunológico, nos deixando assim mais propícios a inúmeras doenças.

Alguém disse certa vez que o perdão é dádiva de Deus para o crescimento humano, é o bálsamo divino na ferida da carne, a mão de Deus no coração do homem.

Perdoar é muito mais do que lançar palavras ao ar, é arrancar a dor e a sujeira do coração, liberando o amor que cura e restaura o que está estragado. O perdão é doloroso, mas libertador. Aqueles que não perdoam estão presos a pedras que jamais poderão carregar.


O maior exemplo de perdão é o que Deus nos deu através de seu filho Jesus Cristo. O ser humano estava afastado daquele que o criou, vivendo no pecado, longe do Senhor, mas Deus olhou para nós e com seu amor quis nos perdoar.

Deus não mediu esforços para nos perdoar, diante disso me pergunto como podemos nos dar ao luxo de não perdoar aqueles que erram conosco, quando nós, não merecendo o perdão fomos perdoados?
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu único Filho para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo.3.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário